O EFEITO DE ESTUFA É UM PROCESSO NATURAL?

Os principais gases da atmosfera são o azoto e o oxigénio, juntos compõem cerca de 99% da atmosfera. Existem outros gases, em pequenas quantidades, entre eles os gases com efeito de estufa (GEE) que têm a capacidade de reter a radiação infravermelha (cerca de 90%) emitida pela Terra, impedindo-a de escapar para o espaço causando o fenómeno denominado efeito de estufa. A vida na Terra depende da energia proveniente do sol. Quando a luz solar atinge a superfície da Terra, parte dessa energia é absorvida e aquece o solo e os oceanos. O resto da energia pode voltar para o espaço, mas parte dela está presa na atmosfera e aquece a Terra, daí chamar-se de 'efeito estufa', porque a atmosfera age como o vidro de uma estufa - aquecendo o interior. 

O efeito de estufa é um processo natural que determina o clima da Terra e faz com que a temperatura da Terra seja superior ao que seria na ausência da atmosfera (Jornal Público, 2019). O efeito estufa é o que mantém o nosso planeta numa temperatura média de 15 graus Celsius (ºC), confortável e habitável. Sem este fenómeno, a temperatura média da Terra seria cerca de -18ºC, ou seja, a temperatura média à superfície seria 33ºC inferior à atual!  Assim a água não existiria no estado líquido e consequentemente não existiria vida na Terra. 

No entanto, o principal motor das alterações climáticas é o efeito estufa, e as atividades humanas estão a aumentar a quantidade GEE na atmosfera, tornando o efeito estufa mais forte, contribuindo para o aumento da temperatura da Terra. As emissões de GEE têm aumentado exponencialmente em grande parte devido ao uso de combustíveis fósseis, como o petróleo e o gás destinados à produção energética e transportes, mas também “por culpa” da pecuária intensiva e da desflorestação.

Fontes Consultadas

Agência Portuguesa do Ambiente (APA) - https://apambiente.pt/

CDP - Disclosure Insight Action - https://www.cdp.net/en

Climate ADAPT - https://climate-adapt.eea.europa.eu/

Comissão Europeia – https://ec.europa.eu/info/index_en

Copernicus - https://www.copernicus.eu/en

European Environment Agency (EEA) - https://www.eea.europa.eu/

Expresso - https://expresso.pt/

 

Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO) - http://www.fao.org/home/en/

NASA - https://www.nasa.gov/

Organização das Nações Unidas (ONU) - https://unric.org/pt/

Organização Meteorológica Mundial - https://news.un.org/pt/tags/omm

Público - https://www.publico.pt/

United Nations Climate Change (UNFCCC) - https://unfccc.int/

Visão Verde - https://visao.sapo.pt/visao_verde/clima/2021-03-18-quais-os-efeitos-das-alteracoes-climaticas-na-saude/

Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.