Destaques
Está disponível um conjunto de ferramentas para as Eleições da UE para Jovens produzida pela WECF
Está disponível um conjunto de ferramentas para as Eleições da UE para Jovens produzida pela WECF

Este conjunto de ferramentas orienta os jovens a adquirir um conhecimento mais profundo sobre as instituições europeias e sobre temas como justiça climática, ecofeminismo e Pacto Ecológico Europeu, entre outros.

Oportunidade para jovens ativistas: grande evento com workshops, conversa estratégica para a criação da Rede de Coordenação Europeia da Juventude para as Alterações Climáticas
Oportunidade para jovens ativistas: grande evento com workshops, conversa estratégica para a criação da Rede de Coordenação Europeia da Juventude para as Alterações Climáticas

O "Acordo de Madrid: Rede de Coordenação Europeia da Juventude para as Alterações Climáticas" visa reunir 60 participantes, incluindo 9 representantes espanhóis (4 da organização e 5 da convocatória), juntamente com 47 indivíduos dos conselhos nacionais da juventude com foco nas alterações climáticas e organizações internacionais não governamentais juvenis com foco na ação climática.

Os principais objetivos desta iniciativa incluem:

Assinatura do Acordo de Madrid: Isso envolve a convocação de representantes de cada Conselho Nacional da Juventude dos países europeus e entidades juvenis climáticas europeias notáveis para assinar o "Acordo de Madrid". Este acordo serve como um compromisso coletivo para coordenar esforços e posições na coordenação juvenil sobre o clima, organizando um COY Regional Europeu e promovendo Conferências Locais da Juventude (LCOY) por toda a Europa.

Fortalecimento da Rede Juvenil: Estabelecimento e reforço de uma rede de coordenação juvenil europeia para as alterações climáticas. Isso visa promover a colaboração entre vários Conselhos da Juventude e entidades climáticas para partilhar melhores práticas e estratégias eficazes.

Impulsionar a Ação Climática: Inspirar e mobilizar a juventude europeia para liderar iniciativas e ações concretas em suas comunidades locais. O objetivo é incentivar a participação ativa na luta contra as alterações climáticas.

Geração de Propostas Colaborativas Antes  UNFCCC COP: Facilitar discussões e o desenvolvimento de propostas colaborativas entre os participantes, com foco na responsabilidade intergeracional. O objetivo é apresentar um documento formal que sirva como base comum para propostas colaborativas antes do UNFCCC COP.

Advocacy das Prioridades do CJE na Ação Climática: Isso inclui a defesa da mitigação de emissões, adaptação a fenómenos extremos, descarbonização da economia, proteção dos oceanos, transição justa e educação em sustentabilidade/transição justa.

Promoção do Programa ACE (Ação para o Empoderamento Climático): Isso envolve promover a governança climática nas COPs.

Formação/Desenvolvimento de Temas Específicos como Transição Justa e Educação para a Transição Justa: Fornecer sessões de formação e desenvolvimento sobre temas específicos para melhorar a compreensão e capacidade dos participantes em áreas como transição justa e educação.

Inscrições aqui

Photo by Vincent M.A. Janssen

Projeto World Diplomacy By Young Generation
Projeto World Diplomacy By Young Generation

United Nations Association – UNA Portugal encontra-se a desenvolver o projeto World Diplomacy By Young Generation que consiste na simulação de estruturas orgânicas do Sistema das Nações Unidas integrados na Organização das Nações Unidas (ONU) e na Organização Mundial de Saúde (OMS), através de dois modelos:

Model United Nations (Model UN)

Uma simulação da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, na qual que os jovens têm a oportunidade de representar os Estados-Membros da ONU, na Assembleia Geral.

 

Model World Health Organization (Model WHO)

Uma simulação da Assembleia Mundial da Saúde, na qual os jovens têm a oportunidade de representar os Estados-Membros da Organização Mundial de Saúde.  

 

1º edição do Model UN decorrerá na Universidade de Coimbra, de 15 a 17 de março, e terá como tema: “Inteligência Artificial: Impacto na Sociedade do Futuro”

Com o projeto World Diplomacy By Young Generation, espera-se que os jovens tenham a oportunidade de se aproximar das Nações Unidas e do universo diplomático, ao mesmo tempo que contribuem para o debate de temas e desafios internacionais comuns a todos nós.

 

Acompanhe todas as novidades no site.  

ENCONTRO NACIONAL PELA JUSTIÇA CLIMÁTICA
ENCONTRO NACIONAL PELA JUSTIÇA CLIMÁTICA

De 5 a 7 de abril, terá lugar o 9º Encontro Nacional pela Justiça Climática e convidamos-te a juntares-te a nós neste momento! O evento, de entrada gratuita, ocorrerá em Boticas e contará com sessões sobre uma variedade de tópicos relacionados com a justiça climática e como a podemos integrar no nosso quotidiano e nas decisões políticas. Fica atento para futuros anúncios sobre o evento! 

O Encontro Nacional é um momento de reflexão e para ter uma ação efetiva em problemas nacionais, além de fortalecer o movimento climático nacional através de colaborações entre organizações e movimentos sociais. 

 

Masterclass:  Traçar um futuro mais verde: competências e caminhos vocacionais para a transição energética
Masterclass: Traçar um futuro mais verde: competências e caminhos vocacionais para a transição energética

📢 Junta-te a nós na 5ª e última Masterclass virtual do projeto JUST YEA! 🌍💡

📅 Data: quinta-feira, 30 de novembro de 2023
⏰ Horário: 17h00 - 18h30 Lisboa (GMT) | 18h00 - 19h30 Bruxelas (GMT+1)
📍 Local: Online via Zoom inscreva-te aqui


🌱 Tópico: Traçar um futuro mais verde: competências e caminhos vocacionais para a transição energética

💪 Esta Masterclass virtual focará na compreensão das necessidades e aspirações dos jovens relacionadas ao emprego e no futuro mercado de trabalho de energia renovável e quais competências serão necessárias para o sucesso da transição energética.

🔎 Analisaremos também o caso especial das regiões de transição justa (aquelas que têm sido tradicionalmente dependentes de combustíveis fósseis e que necessitarão de reconverter a sua força de trabalho).

✅ Ouviremos especialistas experientes no setor educacional e no mercado de trabalho e juntos mapearemos as habilidades e atitudes necessárias em um sistema energético futuro não tão distante.

💡 Esta é a quinta de uma série de masterclasses organizadas pela SEYN no âmbito do projeto Just-YEA apoiado pelo EU Teens 4Green, uma iniciativa que oferece aos jovens oportunidades de se envolverem com regiões europeias de transição justa. O seu objectivo é capacitar os jovens para agirem, aumentarem a sensibilização para as questões ambientais e defenderem políticas verdes na União Europeia.

📚 Não perca esta oportunidade única de expandir os seus conhecimentos e contribuir para um futuro sustentável e junta-te a nós na quinta-feira, dia 30 de novembro de 2023!

Petição
Petição "Make them pay!" com lançamento durante a iniciativa The ticket to the future

Esta petição, dirigida aos líderes da União Europeia, apela à implementação de medidas para enfrentar a crise climática. Exige a criação de novos impostos sobre empresas de combustíveis fósseis, setores de transporte e finanças, bem como sobre os ricos, visando apoiar comunidades na Europa e no Sul Global afetadas pelas mudanças climáticas.

A petição destaca a necessidade de responsabilizar os grandes poluidores e propõe soluções financeiras viáveis, como impostos sobre combustíveis fósseis, transporte marítimo e aéreo, atividades financeiras e riqueza pessoal. 

Os fundos arrecadados devem ser direcionados para apoiar as comunidades afetadas e iniciativas feministas e comunitárias, incluindo o Fundo de Perdas e Danos para ajudar vítimas de catástrofes climáticas.

A petição busca garantir um futuro climático mais seguro e justo. Por isso, assine já!

Oportunidade de formação online e evento presencial em Bruxelas 2024
Oportunidade de formação online e evento presencial em Bruxelas 2024

O que é o programa de ação climática Spark(Ativa) da UE?

Spark EU Climate Action é um workshop de formação de ativistas que consiste num programa de formação online e num evento presencial em Bruxelas para jovens ativistas climáticos interessados em aprender sobre a UE e as políticas climáticas globais.

O programa de formação SPARK EU Climate Action Youth tem duas vertentes: começa com uma série de sessões interativas online seguidas de um evento presencial de quatro dias em Bruxelas.

Seis a oito formações online, com início terça-feira, 9 de janeiro de 2024, das 18h00 às 20h00 CET;
Um evento presencial de quatro dias em Bruxelas, de 8 a 11 de abril de 2024.

As inscrições encerram a 26 de novembro.

Para maiores informações: Aqui

 

Next Generation - Iniciativa da UNA Portugal
Next Generation - Iniciativa da UNA Portugal

Esta é uma iniciativa da United Nations Association - UNA Portugal, no quadro das Nações Unidas, que tem como missão dar voz aos jovens portugueses no combate e mitigação às Alterações Climáticas, dentro de um quadro institucional legal e ético. 

Nos últimos tempos, temos testemunhado a crescente inquietação e determinação dos jovens portugueses para chamar a atenção acerca da urgência das Alterações Climáticas. Todos os dias vemos ações de gritos e revolta dos jovens que anseiam que a sua voz seja ouvida.

Neste sentido, convidámos todos os jovens estudantes com idade superior a 16 anos, das Instituições de Ensino portuguesas a se unirem ao movimento #NextGen_EcoLife

Devem, para isso, criar um grupo que promova o evento "30 minutos pelo Clima" nos dias 4, 5, 6 ou 7 de dezembro e que poderá produzir os seguintes resultados:

1. Gravação de um vídeo de até 5 minutos, ou de um reels para as redes sociais;

2. Relatório de informação acerca da participação – número de estudantes envolvidos, comunicações, posições maioritárias e minoritárias, fatos relevantes, entre outros;

3. Apresentação de uma Comunicação sobre as ações que acreditam que os Estados e outras entidades devem empreender;

4. Qualquer outra forma de tomada de posição que entendam, no quadro do compromisso institucional, legal e ético;

5. Comunicação da decisão de continuar com a United Nations Association - UNA Portugal em próximas ações.


OBJETIVO:

A finalidade do movimento é contribuir para a participação no fórum internacional  COP 28 – The 28th session of the UN Climate Change Conference of Parties –, que decorrerá nos Emirados Árabes Unidos (Expo City Dubai), entre os dias 30 de novembro e 12 de dezembro de 2023.


COMO PARTICIPAR:

Para participarem nesta iniciativa, cada grupo de estudantes criado deverá, até dia 16 de novembro, consultar o Regulamento que consta no site da United Nations Association - UNA Portugal e aceder ao Formulário de Inscrição


RECONHECIMENTO:

O movimento será oficialmente reconhecido pela United Nations Association - UNA Portugal quando todos os seus participantes subscreverem o compromisso ético que inclui princípios como a promoção de uma causa ambiental inclusiva e respeito às leis e normas institucionais.
 

+INFO:


Esperamos, com a vossa ajuda, que este movimento motive a união dos jovens na luta contra as alterações climáticas e pela proteção do nosso planeta. 

Não se esqueçam de utilizar o #NextGen_EcoLife para identificarem as iniciativas promovidas.

Contamos com a vossa contribuição para construir um futuro mais sustentável e justo para todos.

 

Embarcamos numa viagem de ativistas contra a crise climática… E queremos levar-te connosco 🚅 no
Embarcamos numa viagem de ativistas contra a crise climática… E queremos levar-te connosco 🚅 no "The ticket to the future"

Entre os dias 9 a 15 de outubro, decorrerá a iniciativa The Ticket to the Future. Mas o que é isso, afinal?
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Para já, o que podemos revelar é que a iniciativa é parte de uma campanha global sobre justiça climática liderada por ativistas e que reúne mais de 100 jovens de vários países. 🌱
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A Europa juntar-se-á aos principais ativistas pela justiça climática do mundo para partilhar conhecimento, experiências e estratégias de influência.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Quais os objetivos? Resumem-se em 3:
🌡️ Aumentar a compreensão dos jovens sobre as questões de justiça climática.
💪 Mostrar-lhes a sua capacidade de mobilização para a ação climática.
🤝 Apoiar a campanha pela justiça climática.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Nisto tudo, a ZERO entra como parceira e representante de Portugal no Projeto Ativa (Spark), financiado pela Comissão Europeia, do qual o The Ticket to the Future faz parte.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Mas não só! Fica atent@ às nossas redes e faz esta viagem connosco 💪 IG:@zeroasts  FB:ZERO
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
#AtivaClimACT #MakeRichPollutersPay#TicketToTheFuture#Sparkachange 
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Curso de Teatro assente na temática das Alterações Climáticas (setembro 2023)
Curso de Teatro assente na temática das Alterações Climáticas (setembro 2023)

Quem está interessado(a) num curso de teatro sobre as alterações climáticas? O curso irá decorrer na sala de ensaios da NAPALM (Rua do Bonjardim, N.842, Porto). 

O curso destina-se a qualquer pessoa com mais de 18 anos interessada na temática das Alterações Climáticas e com vontade de desenvolver competências ligadas às artes performativas. Não é necessária qualquer experiência prévia em nenhuma das áreas!

O curso terá início no dia 9 de setembro e decorrerá quintas, sextas e sábados das 14h30 às 19h00 (com intervalo) até dia 30 de setembro, data da apresentação pública de trabalhos.  O curso é gratuit,  mas requer inscrição prévia que poderá ser efectuada através do formulário disponível neste link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfYwXI5IRq7cvawdhmy6OZl8ztsKGlXJFx7z2o_t6n5rRXBSQ/viewform

Não há requisitos de acesso ao curso, mas é limitado ao número máximo de participantes por questões logísticas e de gestão de espaço, pelo que a inscrição será sempre confirmada da nossa parte depois de recebida. Para maiores informações, consultar a página https://napalm.pt/index.php/formacao/formacao-intensiva/item/stage4change

Workshop
Workshop "Alterações Climáticas: ferramentas para a sala de aula" - Inscrições abertas para os/as educadores/as!

Estamos entusiasmados por convidá-los(as) para o workshop presencial "Alterações Climáticas: ferramentas para a sala de aula", organizado pela associação ambientalista ZERO e pela Youth Climate Leaders, no âmbito do projecto Students in Climate Action e Ativa Climact. O evento acontecerá no dia 26 de junho (segunda-feira), na Casa do Impacto, na freguesia da Misericórdia em Lisboa, a partir das 14h.

Clique no título do evento para maiores informações!!

Workshop
Workshop "Imagining Alternative Futures"

A CAN Europe, membro europeu do projeto Ativa (spark), oferece a segunda edição deste workshop inspirador de 2 horas para jovens ativistas e cidadãos criativos, onde você trabalhará em grupos para criar um roteiro para um filme que reflita o futuro que você deseja.
 
Cli Fi (Climate Fiction) não significa necessariamente um futuro distópico! Por que não uma abordagem positiva onde a cooperação e os bens comuns estão no centro?
Registe-se aqui e junte-se a nós nesta abordagem desafiadora!
Vagas limitadas!
O workshop acontecerá no dia 21 de junho, das 17h às 19h- CET.

 

 

 

 

Estudo está a convidar Professores e Alunos para colaboração
Estudo está a convidar Professores e Alunos para colaboração

Um grupo Universitário de Investigação em Autorregulação (GUIA) da Escola de Psicologia da Universidade do Minho é responsável pelo projeto de investigação "Não há planeta B!": Agência dos adolescentes face ao problema das alterações climáticas*. 

Um dos objetivos deste projeto de investigação visa compreender o papel da educação sobre as alterações climáticas na promoção de comportamentos intencionais dos jovens para diminuírem este problema ambiental. Para realizar este projeto, é necessário desenvolver e validar instrumentos que avaliem as variáveis de interesse. Para isso, procuro a ajuda de jovens do 7.º ao 12.º ano de escolaridade e dos respetivos professores para responderem a um questionário. Se tem interesse em participar do estudo, envie um e-mail para  leaf2research@gmail.com, mencionando a sua disponibilidade para o projeto. 

 

O Projeto Ativa foi distinguido com Menção Honrosa pelos Prémios Verdes 2023!! Estamos muito felizes !!
O Projeto Ativa foi distinguido com Menção Honrosa pelos Prémios Verdes 2023!! Estamos muito felizes !!

 

Hoje é dia de celebrar 🏆 O projeto Ativa ClimACT, dinamizado em Portugal pela ZERO, foi distinguido com Menção Honrosa pelos Prémios Verdes 2023, uma iniciativa da VISÃO com o Grupo Águas de Portugal, para reconhecer, divulgar e premiar boas práticas na área do ambiente.

✏ O projeto Ativa ClimACT pretende consciencializar as pessoas dos impactos das alterações climáticas nas suas vidas, mostrando que estamos todos conectados no que toca a este mesmo assunto.

Tem também como objetivo motivar os/as cidadãos/ãs jovens, mas não só, a tomar ação por si mesmos, fornecendo as ferramentas adequadas para se tornarem ativistas e agentes ativos neste processo de mudança.

Já chegou a mais de 5k jovens e construiu parcerias com mais de 20 entidades 💪

Saiba mais sobre o projeto em https://www.ativaclima.pt/

Oportunidade: Acampamento pela justiça climática no Líbano (setembro 2023)
Oportunidade: Acampamento pela justiça climática no Líbano (setembro 2023)

Em preparação para a COP28, partilhamos a oportunidade de participação no  Acampamento pela Justiça Climática que será realizado no Líbano em setembro.

Este encontro é  direcionado para jovens do Sul Global, mas ainda há vagas disponíveis para a participação de jovens do Norte Global.

Este  Acampamento pela justiça climática foi realizado pela primeira vez na Tunísia antes da COP27 e provou ser bem-sucedido em reunir jovens do Sul Global de todas as regiões (e também alguns ativistas do Norte Global), e tem roteiro de trabalho preparatório para a COP, onde estratégias em mobilização faz parte da discussão.

É um esforço internacional sem marca, promovido por Roots, Greenpeace, Climate Activists Defenders, Transnational Institute, CAN-International, 350.org, Global Strategic Communications Council, Fossil Fuel Non-Proliferation Tratado, Climate 2025, Together for Future, Youth 4 Climate Tunísia, Amnistia Internacional, EcoWave, Green Generation Foundation, Youth for Planet United, Arab Reform Initiative, CAN-US, Libanese Reforestation Initiative

   A segunda edição do Acampamento Internacional pela Justiça Climática no Líbano acontecerá entre 28 de agosto a 2 de setembro!! Podes encontrar mais informações e registar teu interesse aqui! ❤️ https://www.climatejusticecamp.com (disponível em inglês, árabe e espanhol) Os objetivos globais do acampamento são sobre construção de relacionamento, desenvolvimento de capacidade e cocriação estratégica e colaboração! Candidata-te até 19 de maio

Assina e junta-te a unir esforços contra a mineração em mar profundo na Madeira
Assina e junta-te a unir esforços contra a mineração em mar profundo na Madeira

Foi lançada uma petição contra a mineração em mar profundo na Madeira.

A Região Autónoma da Madeira possui a soberania e jurisdição para explorar, gerir e conservar os recursos naturais da respetiva subárea da Zona Económica Exclusiva (ZEE) Portuguesa , nos termos previstos na Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar. Neste sentido, a sociedade madeirense, sensibilizada para a importância do Oceano e equilíbrio do meio ambiente, assim como o bem-estar da população, apela a que a Assembleia Legislativa da Madeira decrete uma moratória à mineração no mar profundo da região. Esta moratória, deverá ser mantida até que os riscos ambientais e socioeconómicos desta atividade sejam entendidos de forma clara e que seja demonstrado, com fundamentos científicos independentes e abrangentes, que não causaria perda substancial de biodiversidade, danos irreversíveis à flora e fauna do ambiente marinho, degradação da resiliência dos ecossistemas marinhos e dos serviços ecossistémicos, incluindo o sequestro de carbono, ou comprometeria a integridade ecológica dos ecossistemas marinhos. Pedimos ao Governo Regional da Madeira para ainda defender uma moratória a esta atividade à escala nacional e internacional.

Assina e junta-te a unir esforços contra a mineração em mar profundo na Madeira com os subscritores iniciais: Projeto Ativa da ZERO, Deepsea conservation coalition, SOA, Greener Act, Sciaena, Rota dos cetáceos, Lobosonda, VMT Madeira, Seas at risk, Campo aberto e ANP/WWF.

Assina a petição neste link .

DISPONÍVEL: Nova ferramenta sobre a justiça climática
DISPONÍVEL: Nova ferramenta sobre a justiça climática

No âmbito do projeto Ativa, mas a nível europeu, foi lançada uma ferramenta com informações importantes de mobilização para questões, como: a justiça climática e o feminismo. A organização "Women Engage for a Common Future" (WECF) foi responsável pela criação do material e que agora está disponível online e pode foi traduzido para o holandês, inglês, espanhol, português e francês. 

Para consultar a versão portuguesa: https://www.wecf.org/wp-content/uploads/2022/11/toolkit22_PT_final.pdf

 

 

WORKSHOP: Imagining Alternative Futures through Positive Cli Fi
WORKSHOP: Imagining Alternative Futures through Positive Cli Fi

Partilhamos esta nova oportunidade de workshop do projeto Ativa (Spark) a nível europeu. 

A CAN Europe oferece este workshop inspirador, de 2 horas, onde você trabalhará em grupos para criar um roteiro para o filme que reflita o futuro que você deseja. Cli Fi (Climate Fiction) não significa necessariamente um futuro distópico. Por que não uma abordagem positiva onde a cooperação e os bens comuns estão no centro?
Regista-te aqui e junta-te a nós nesta abordagem desafiadora!
Vagas limitadas!
O workshop acontecerá no dia 23 de março, das 18h às 20h. (Aconteceu uma mudança do dia do evento- os inscritos já foram informados, mas ainda há vagas!!)

 

Participa do evento
Participa do evento "Alterações Climáticas: uma questão de género?"

📣 A ZERO e a UMAR juntam-se para falar das Alterações Climáticas através de uma lente de género. No dia 27 junta-te a nós na sede da UMAR em Alcântara para a sessão “Alterações Climáticas, uma questão de género?”, trazida no âmbito do projeto We4Change e Ativa Climact. Vais ter a oportunidade de explorar as interligações dentro destes temas, e de fazer networking com quem trabalha na área.

 

Programa

 

17h30 - 17h45 | Registo e recepção d@s participantes

17h45 -18h15 | Exibição da curta-metragem “SHE Changes Climate”

18h15 - 18h45 | Mesa Redonda

  • Islene Façanha, ZERO

  • Luísa Barateiro, UMAR

  • Marcella Melo, Youth Climate Leaders

  • Carla Gomes, Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa

18h45 - 20h00 | Networking and drinks

 

🌍 Inscreve-te aqui

 

Como chegar?

 

Autocarros 

R. Cascais (Alcântara) 3701 

Largo do Calvário 73B, 714, 727, 742, 751, 756

 

Elétrico

Largo do Calvário 201, 15E, 18E

 

Comboio

Estação de Alcântara-Terra

 

#We4Change 

 

Handle instagram e facebook

@umar_feminismos

@youthclimateleaders

@ics.ulisboa

@zeroasts


 

 

Formação com a Youth Climate Leaders (nova organização em Portugal)
Formação com a Youth Climate Leaders (nova organização em Portugal)

Qual o objetivo da formação?

Atualizar os educadores/ professores de qualquer nível de ensino com informação científica sobre o clima, fornecer ferramentas para trabalhar as questões climáticas de forma transversal às demais disciplinas e ser um espaço para impulsionar e mobilizar os jovens para uma ação eficaz nas suas comunidades.

Quando?

A formação será presencial e será dinamizada no dia 25 de fevereiro de 2023 - entre 9h30 e 17h30.

Onde?

Na Casa do Impacto - Tv. de São Pedro 8, 1200-432 Lisboa

Nota: As vagas são limitadas.

Pode enviar qualquer questão para o seguinte email: coordportugal@youthclimateleaders.org  

Evento organizado por: Youth Climate Leaders (YCL) através da Subvenção 2022 Intergenerational Micro-grant Climate Fund entregue pela The Social Change Nest (SCN) - Urban Movement Innovation Fund (UMIF).

 

Inscrições aqui

8º Encontro Nacional pela Justiça Climática
8º Encontro Nacional pela Justiça Climática

Ainda consegues inscrever-te na 8ª edição do Encontro Nacional pela Justiça Climática que será realizado em Coimbra.

Dias 10 e 11 de fevereiro, junta-te a centenas de pessoas e dezenas de organizações do movimento pela Justiça climática no 8o Encontro Nacional pela Justiça Climática (ENJC). Pela primeira vez o ENJC sai de Lisboa e vai para o centro de Portugal, de forma a sermos muitas mais, unindo sul e norte do país em Coimbra. Este é um espaço de partilha de conhecimento e experiências, onde tu podes conhecer as lutas que enfrentamos, as pessoas que as travam e as soluções e caminhos por percorrer. Este é o espaço e momento para conheceres e escolheres como te podes envolver nos próximos passos do movimento pela justiça climática em Portugal. 

Maiores informações em: https://www.climaximo.pt/8o-encontro-nacional-pela-justica-climatica/

 

Candidaturas para formação do projeto Ativa (spark) !!!
Candidaturas para formação do projeto Ativa (spark) !!!

Atenção jovens participantes | ''Ação climática SPARK do projeto Europeu!''
 

Queres estar na linha de frente pela justiça climática? Queres chamar a atenção dos decisores políticos da UE por sua inação na crise climática?

 
Estás interessad@ em...

Saber o que a UE está a fazer em matéria de ação climática;
Aderir a campanhas existentes ou elaborar a sua própria campanha para influenciar as políticas da UE;
E aprender como podes contribuir efetivamente a nível Europeu…

E se tens...

Entre os 18 e 30 anos;
Se estás interessado/a em combater a crise climática;
em saber como os EUA funcionam (não é necessário conhecimento extensivo).
E se falas inglês?

   Então junta-te a nós para tornar-te mais um/a ativista climático!
 

Em que consistirá esta formação?

8  formações online com início na terça-feira, 21 de fevereiro, das 18h às 20h CET;
Evento presencial de 4 dias em Bruxelas, de 29 de maio a 1º de junho de 2023.

Para o evento presencial, os participantes da UE serão selecionados com base em sua participação no programa – mais detalhes serão partilhados na primeira sessão online. Os participantes fora da UE serão automaticamente convidados para o evento presencial (visto pendente).

 

Submissão de candidaturas até 30 de janeiro de 2023 aqui.

 

Este projeto é organizado pelo escritório da Oxfam International na UE e pela Climate Action Network (CAN) Europe, e financiado pela União Europeia.

Estudo analisa a visão dos jovens europeus na luta climática
Estudo analisa a visão dos jovens europeus na luta climática

A maioria (58%) dos jovens adultos na Europa apoiam que os países mais ricos devem compensar os países mais pobres que estão a enfrentar perdas e danos por causa de
alterações climáticas, de acordo com estudo daClimate Outreach.
Investigadores entrevistaram mais de 6.000 jovens adultos entre 18 a 35 anos em seis países europeus e descobriu que 81% deles acham que precisamos alterar a forma como nossa a economia funciona para lidar com a crise climática. O estudo também descobriu que quase um em cada 10 jovens adultos na Europa esteja preparado para infringir a lei para enfrentar as alterações climáticas.

Consultar o estudo em: https://climateoutreach.org/reports/climate-justice-young-adults-europe/

A carta aberta já foi entregue na COP27
A carta aberta já foi entregue na COP27

Agradecemos todo o vosso apoio. A carta aberta da ativista climática Elizabeth Wathuti, exigindo que os líderes mundiais ajam AGORA e forneçam um mecanismo de financiamento de perdas e danos para as comunidades da linha de frente, recebeu 133.610 assinaturas. Na semana passada, entregamos a carta ao Presidente da COP 27 em Sharma.

Estamos todos a acompanhar a #COP27 nos próximos dias para manter a pressão enquanto as negociações acontecem no Egito. A carta aberta continuará a receber assinaturas até o final da COP, por favor, assine e partilhe.

Apoie a Carta Aberta que será entregue na Conferência do Clima (COP27)
Apoie a Carta Aberta que será entregue na Conferência do Clima (COP27)

O objetivo da Carta aberta é amplificar as vozes daqueles que já sofrem os impactos das alterações climáticas. Convidamos cidadãos/ãs a aderir ao apelo para que os países mais ricos e as empresas que mais contribuiram para crise climática assumam a responsabilidade por suas ações - adicionando o seu nome à Carta Aberta. Esta carta será simbolicamente entregue aos Ministros Sharma e Shoukry durante a COP 27, no Egito.

Por isso, é fundamental que as conversações da COP27 sobre alterações climáticas, a serem realizadas entre 6 a 18 de novembro de 2022, disponibilizem um mecanismo financeiro dedicado a ajudar as comunidades da linha da frente a lidar com as perdas e danos que já estão a enfrentar – e que, sabemos, só irão piorar.

Sabias que... Portugal já tem uma Lei de Bases do Clima?
Sabias que... Portugal já tem uma Lei de Bases do Clima?

A Lei de Bases do Clima, n.º 98/2021, foi publicada em 31/12/2021, através da qual são definidas as bases da política do clima e expressamente reconhecida a situação de emergência climática, bem como o  direito ao equilíbrio climático. Esta legislação é fundamental para firmar e alinhar a política climática nas próximas décadas com os objetivos do Acordo de Paris.

O processo dos Jovens portuguesese contra 33 países por inação climática será julgado pela instância mais alta do Tribunal Europeu dos Direitos Humanos
O processo dos Jovens portuguesese contra 33 países por inação climática será julgado pela instância mais alta do Tribunal Europeu dos Direitos Humanos

Sim, temos novidades sobre este processo da mais alta importância. O caso dos seis jovens portugueses iniciado em 2020, será julgado pelos 17 juízes da Grand Chamber do Tribunal Europeu. É uma primeira vitória significativa e também representa a importância da questão a ser julgada neste nível, já que há apenas 22 casos em apreciação na Grand Chamber do TEDH, o que corresponde a 0,03% do total de 72 100 casos atualmente em apreciação neste tribunal europeu sediado em Estrasburgo. 

Contexto do caso

Partilharemos aqui um breve resumo do que está em questão. Apoiados pela ONG Global Legal Action Network (Glan), os jovens acusam 33 países, entre eles, a Alemanha, Reino Unido, Rússia e Portugal, de terem falhado em colocar em prática o corte de emissões necessário para proteger seu futuro. O caso se concentra em nações que, segundo os advogados, possuem políticas insuficientes para restringir o aumento da temperatura média global a 1,5 ºC em relação aos níveis pré-industriais, como prevê o Acordo de Paris. 

Os jovens que estão a levar os países a tribunal têm entre oito e 21 anos e vivem em Lisboa e Leiria. Eles argumentam que as alterações climáticas representam uma ameaça crescente a sua vida e ao bem-estar físico e mental. Além de alegar discriminação, o caso invoca argumentos de direitos humanos, como o direito à vida, a um lar e à família.

Saber mais sobre o desenvolvimento deste caso aqui

 

 

 

 

Colaboração com jovens: Participe no inquérito de educação sobre as alterações climáticas
Colaboração com jovens: Participe no inquérito de educação sobre as alterações climáticas

Para garantir que tod@s @s alun@s adquiram conhecimentos, competências, valores e atitudes para enfrentar as alterações climáticas, a UNESCO pretende colaborar com @s jovens para desenvolver diretrizes curriculares em prol da ação climática para os formuladores de políticas, a fim de garantir que a educação climática seja incorporada como um componente curricular central.

Se és um/a jovem entre 12 e 25 anos, conte-nos o que pensa da educação sobre as alterações climáticas e participe do inquérito até 8 de agosto de 2022!

O resultado deste processo será publicado na COP27 no Egito em novembro deste ano e contribuirá para o desenvolvimento da diretriz curricular climática da UNESCO a ser lançada para a COP28 em 2023.

Junta-te a nós para uma semana de ações durante a Conferência do Oceano da ONU
Junta-te a nós para uma semana de ações durante a Conferência do Oceano da ONU

Na semana de 27 de junho a 1 de julho, junta-te a nós para uma semana de ações durante a Conferência do Oceano da ONU e, no dia 29 de junho às 18:00 no Parque das Nações, para a Marcha Azul pelo Clima! Vamos fazer ouvir em Lisboa e em todo o mundo que “salvar o oceano é salvar o clima”!

Um oceano saudável, resiliente e bem governado é um contributo essencial para revertermos a crise climática e garantir uma transição energética e social justa e um nível de vida decente para todos os habitantes do planeta. É também através do oceano que podemos começar a pôr fim ao sistema político e económico construído sobre a desigualdade e a injustiça. Nunca é demais lembrar: o oceano pertence e beneficia toda a humanidade!

 - A marcha será realizada no dia 29 de Junho, quarta-feira, às 18h00. Ponto de encontro: saída da Gare do Oriente. Vamos marchar até a Altice Arena.

Mais informações em: https://salvaroclima.pt/?fbclid=IwAR13g213kpwrOpQaLtMhJHByJOChKY3JHNyHXUZ0meFFAsQmbk0ogO7ziVk

 

 

Workshop online de artivismo
Workshop online de artivismo

O workshop será realizado em Inglês e online. Nos dias 1 e 7 de junho entre as 5-7pm (Portugal)/ 6-8pm CEST.

Durante o workshop serão partilhados exemplos inspiradores de ação de Arte do coletivo Cultura Livre de Fósseis, bem como suas táticas, princípios e métodos de ativismo artístico. Os participantes aprenderão como usar o artivismo estrategicamente para projetar suas ações contra a propaganda de combustíveis fósseis e irão preparar-se para implementar seus aprendizados numa semana de ação para #BanFossilAds em junho.

O workshop é realizado em colaboração com Fossil Free Culture NL e Greenpeace. 

Maiores informações e inscrições em: https://www.themovementhub.org/events/artivism/

 

Lançamento do Ativa e emergência climática
Lançamento do Ativa e emergência climática

Esta semana decorre o lançamento do projeto Ativa ClimACT e o Jornal o Público publicou uma série de artigos sobre o projeto e a urgência da luta climática.

O projeto conta com um site sobre as alterações climáticas e um quiz que são novas ferramentas para o envolvimento na ação pelo clima. Através dos conteúdos diretos e visualmente apelativos, o projeto compila uma variedade de fontes credíveis com informações sobre as alterações climáticas. Há também um guia para o ativismo que ajuda @s jovens a iniciarem o ativismo climático.

Consultar mais informações em: https://www.publico.pt/2022/05/12/azul/opiniao/emergencia-climatica-voz-jovens-tempo-2005614 

ATIVA está no ar para mobilizar os jovens na luta pelo planeta
ATIVA está no ar para mobilizar os jovens na luta pelo planeta

ATIVA CLIMA é o website do projeto CLIMACT- Climate action by European citizens delivers for development (em português, Ação climática por parte dos cidadãos/ãs europeus contribui para o desenvolvimento).

O ATIVA CLIMACT estará presente no 7º Encontro Nacional pela Justiça Climática
O ATIVA CLIMACT estará presente no 7º Encontro Nacional pela Justiça Climática

“A ZERO, parceira do projeto CLIMACT- Climate action by European citizens delivers for development, estará presente na 7.ª edição do Encontro Nacional pela Justiça Climática (ENJC) entre 11 - 12 de fevereiro de 2022, em Lisboa.

Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.