O QUE ESTÁ A ACONTECER
EM PORTUGAL

SABIAs QUE...?

Portugal encontra-se entre os países europeus com maior vulnerabilidade aos impactes das alterações climáticas.

Em Portugal, as alterações climáticas são cada vez mais uma prioridade nacional pois a região Mediterrânica (e sua interseção com o Atlântico) apresenta-se como um hotspot, ou seja, uma zona geográfica de maior vulnerabilidade aos efeitos adversos das alterações climáticas. Estes incluem a desertificação, a seca, os fogos florestais, a erosão da linha de costa devido à subida do nível médio do mar e ao aumento de tempestades, a dificuldade na manutenção de sistemas agrícolas mais sensíveis a limitações hídricas ou de produção tradicional com consequente diminuição da produtividade agrícola, a propagação de doenças transmitidas por vetores, entre outros. 

Portugal subiu oito lugares em relação a 2019 no Índice de Desempenho das Alterações Climáticas e foi o terceiro país com maior subida em políticas climáticas, atrás da Suécia e da Nova Zelândia. O Índice de Desempenho em Alterações Climáticas 2021 (Climate Change Performance Index, CCPI na sigla original) é uma análise comparada da proteção do clima em 57 países (mais a União Europeia), que representam 90% das emissões globais de gases com efeito de estufa, e é da responsabilidade de duas organizações internacionais, Germanwatch e NewClimate Institute.

O Sul da Europa e a Península Ibérica são destacados como das regiões da Europa potencialmente mais afetadas pelas alterações climáticas, enfrentando uma variedade de impactes potenciais: aumento na frequência e intensidade de secas, inundações, cheias, ondas de calor, incêndios rurais, erosão e galgamentos costeiros. Devido às suas características geográficas, Portugal encontra-se entre os países europeus com maior vulnerabilidade a estas alterações. 

SABIAS QUE…?

Neste momento, há vários impactes das alterações climáticas que já são bem visíveis. Portugal já perdeu 15 km2 de território, engolido pelo mar nos últimos anos. Por exemplo, o facto de a praia do Portinho da Arrábida ter perdido 60% do seu areal nos últimos 50 anos ou de se verificarem temperaturas acima dos 20 graus em meados de outubro. Ou ainda, de uma forma mais geral, a existência de longos períodos de seca, vagas de calor, ou tempestades e tornados mais fortes. Também o facto do fogo de Pedrógão Grande, em junho de 2017, ter alastrado tão depressa deveu-se a um evento chamado de ‘downburst’. É uma corrente de vento que desce a muita velocidade e que faz o fogo alastrar muito depressa. O mesmo aconteceu em 2011, no Algarve.

De acordo com o IPCC, os cenários climáticos mais gravosos (RCP 8.5) para Portugal preveem que o aumento da temperatura possa chegar a 5°C em 2100. No entanto, segundo projeções do projeto SIAM em Portugal, as temperaturas médias poderão subir entre 3°C e 7°C entre 2080-2100, especialmente nas regiões do interior norte e centro. Prevê-se também um aumento na frequência e intensidade das ondas de calor. Tudo indica que haverá mais precipitação nos meses de inverno e menos nos meses de primavera, sobretudo em abril e maio. Apesar da incerteza dos modelos climáticos, a redução da precipitação média anual poderá atingir os 20% a 40%, com o sul do país a ser mais afetado.

Suscetibilidade à desertificação
Média dos 30 anos no pior cenário (RCP 8.5)

Suscetibilidade à desertificação
Média dos 30 anos no pior cenário (RCP 8.5)

Evolução da temperatura média anual

Evolução da temperatura média anual

Evolução da precipitação média anual

Evolução da precipitação média anual

Fontes Consultadas

Agência Portuguesa do Ambiente (APA) - https://apambiente.pt/

Business Council for Sustainable Development (BCSD) Portugal - https://bcsdportugal.org/

CDP - Disclosure Insight Action - https://www.cdp.net/en

Comissão Europeia - https://ec.europa.eu/clima/policies/eu-climate-action/law_pt

https://ec.europa.eu/info/strategy/priorities-2019-2024/european-green-deal_pt

Conselho da União Europeia - https://www.consilium.europa.eu/pt/press/press-releases/2021/05/05/european-climate-law-council-and-parliament-reach-provisional-agreement/

Covenant of Mayors for Climate & Energy - https://www.covenantofmayors.eu/en/

European Environment Agency (EEA) - https://www.eea.europa.eu/
 

 

Expresso - https://expresso.pt/ e https://expresso.pt/economia/2020-10-19-Os-impactos-das-alteracoes-climaticas-em-Portugal

NewClimate Institute https://newclimate.org/

Projeto SIAM climate change in Portugal: scenarios, impacts and adaptation measures - http://cciam.fc.ul.pt/prj/siam/

Público - https://www.publico.pt/

The Intergovernmental Panel Climate Change (IPCC) - https://www.ipcc.ch/

ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável - https://zero.ong/

Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.