FAZ ESCOLHAS
INTELIGENTES 

TRANSPORTES MAIS LIMPOS

TRANSPORTES MAIS LIMPOS

Anda a pé, de bicicleta ou usa os transportes públicos sempre que possível. Partilha carro e tenta evitar voar se for possível.

UTILIZAÇÃO MAIS INTELIGENTE DE ENERGIA

UTILIZAÇÃO MAIS INTELIGENTE DE ENERGIA

Não aqueças nem arrefeças as divisões mais do que aquilo que é necessário. Veste-te de acordo com a estação do ano. Usa as escadas em vez do elevador. Utiliza lâmpadas eficientes energeticamente e desliga as luzes sempre que não precises. Seca a roupa ao ar. Nos meses de verão diminui a temperatura da água. Desliga todos os aparelhos elétricos e dispositivos da corrente quando não estão a ser utilizados (TV, PC, carregador de telemóvel, etc).

Compra (pede aos teus pais que comprem) eletrodomésticos energeticamente eficientes e não prejudiciais para a camada de ozono. Compra eletricidade de fontes renováveis.

UMA DIETA VERDE

UMA DIETA VERDE

Comer muita fruta e legumes e menos carne é positivo para o clima e é saudável. Evita comer demasiada carne de vaca. Prefere alimentos/produtos locais e sazonais. Tenta não desperdiçar alimentos. Se possível faz a tua própria horta e já agora a compostagem dos resíduos orgânicos.

SÊ EXIGENTE COM A EMBALAGEM

SÊ EXIGENTE COM A EMBALAGEM

Sempre que fores às compras, leva sacos reutilizáveis. Evita produtos embalados e opta por produtos com o mínimo de embalagens possível. Opta por usar garrafa de água e caneca/copo reutilizáveis.

RECUSA, REUTILIZA E RECICLA

RECUSA, REUTILIZA E RECICLA

Pensa duas vezes antes de comprar algo novo. Dar uma longa vida aos objetos é a melhor forma de combater desperdício desnecessário. Usa papel reciclado. Compra recargas ecológicas e quando possível a granel ou em formatos grandes. Utiliza pilhas recarregáveis. Doa roupa que já não é usada. Antes de deitar fora e comprar novo, opta por consertar ou reparar. Reutiliza garrafas e embalagens de vidro.

POUPA ÁGUA

POUPA ÁGUA

Utiliza a água de forma racional, fecha a torneira enquanto lava os dentes, toma duche em vez de banho e fecha a torneira enquanto te ensaboas. Utiliza equipamentos eficientes que permitam reduzir o consumo de água, como torneiras com redução de caudal, torneiras de pressão, autoclismos com descargas controladas. Lava roupa e loiça apenas quando as máquinas estiverem cheias. Sempre que possível reutiliza a água.

CONSUMO CONSCIENTE

CONSUMO CONSCIENTE

Elimina ou pelo menos minimiza as compras desnecessárias. Evita comprar o que for viável alugar ou partilhar. Se tiveres de comprar, investiga primeiro a viabilidade de comprar em segunda mão. Compra produtos eficientes, duráveis, de marcas responsáveis e utiliza-os de forma igualmente responsável. Compra produtos de limpeza sustentáveis. Quando já não precisares de um bem, se possível, doa ou vende. Se o bem for para descartar, assegura-te que é descartado da forma mais adequada.

FAZ OUVIR A TUA VOZ!

FAZ OUVIR A TUA VOZ!

Porque não participas? Podes ter uma ideia que pode mudar o futuro! Prepara os teus argumentos e junta-te ao debate sobre as alterações climáticas na tua escola e em casa. E se estás realmente entusiasmado, porque não começar a defender a ação climática? Fala sobre os problemas com os teus amigos e família e envolve-os. Encoraja a tua família a fazer mudanças em casa e nas suas vidas diárias. Obtém informações sobre as ações climáticas realizadas. Escreve aos autarcas, políticos e líderes empresariais para os encorajares a tomar medidas.

PRESERVA A QUALIDADE DA ÁGUA

PRESERVA A QUALIDADE DA ÁGUA

Não coloques produtos nocivos para o ambiente no esgoto de águas residuais, como gorduras e óleos, tintas, produtos perigosos, tóxicos ou corrosivos. Não deposites beatas de cigarros, restos de comida, cabelos, cotonetes ou outros resíduos na sanita.

DIZ NÃO AO PLÁSTICO E A OUTROS MATERIAIS DESCARTÁVEIS DE USO ÚNICO

DIZ NÃO AO PLÁSTICO E A OUTROS MATERIAIS DESCARTÁVEIS DE USO ÚNICO

Opta por comprar a granel, de forma a evitar embalagens de plástico ou microplástico, troca as fraldas descartáveis por reutilizáveis, os pensos higiénicos e tampões por um copo menstrual, escolhe escovas de dentes em materiais sustentáveis, como o bambu. E por que não produzir os próprios produtos de higiene e detergentes? E elimina as saquetas de chá.

DEPOSITA E SEPARA OS RESÍDUOS CORRETAMENTE

DEPOSITA E SEPARA OS RESÍDUOS CORRETAMENTE

Separa os resíduos por tipologia e coloca-os nos respetivos ecopontos. Uma correta separação garante a reciclagem de muitos materiais e um destino mais adequado para o que não pode ser transformado em nova matéria-prima.

Separa os resíduos perigosos, como pilhas, baterias, lâmpadas, tinteiros, toners, eletrodomésticos, etc, e coloca-os nos respetivos ecopontos ou entrega-os nos locais específicos de recolha. Entrega os medicamentos que não necessitas ou que estão fora do prazo de validade numa farmácia. Se precisares de deitar fora objetos volumosos, informa-te junto da Câmara Municipal para saber como fazer. Guarda os óleos alimentares usados em garrafas ou garrafões de plástico e coloca-os no óleão (existentes em alguns supermercados). Se não existir nenhum óleão na tua área de residência, então coloca as garrafas com o óleo no contentor dos resíduos sólidos urbanos.

Fontes Consultadas

Agência Portuguesa do Ambiente (APA) - https://apambiente.pt/

Comissão Europeia – “Juntos na luta contra as alterações climáticas”, 2018

Comunidade Intermunicipal do Cávado – “Guia de boas práticas de adaptação às alterações climáticas”, 2019

European Environment Agency (EEA) - https://www.eea.europa.eu/

FCT NOVA Sustentável, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade de Lisboa - “Guia de Boas Práticas”, 2019

 

Organização das Nações Unidas (ONU) - https://unric.org/pt/

Organização Meteorológica Mundial - https://news.un.org/pt/tags/omm

Sociedade Portuguesa de Inovação – “Guia de Boas Práticas: A Escola e a Sustentabilidade”

The Intergovernmental Panel Climate Change (IPCC) - https://www.ipcc.ch/

Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.